quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ser Professor de Artes no Contexto Atual



Ser professor de Artes no contexto atual nos faz buscar e defender a idéia de que o ensino da arte deve estar sim, ligado a realidade e ser considerado tão importante quanto o ensino da lingua portuguesa e das ciências exatas. Não tem sido esta, em muitas escolas e em alguns governos, uma tarefa muito fácil, embora os professores de artes visuais estejam se qualificando, buscando uma nova maneira de ver e ensinar arte, tornando a disciplina parte real da vivência do aluno numa relação onde o professor assume o papel de facilitador da aprendizagem, muitas barreiras ainda estão por serem derrubadas, para que este novo entendimento seja aceito. São muitos anos de ensino engavetado e fragmentado por disciplinas que eram desempenhadas por si só, sem nenhuma preocupação com o contexto e sem nenhuma unidade entre elas, onde o mais importante era o desenvolvimento conteudista, que não visava a preparação para a vida e nem a construção real do conhecimento.
"A Arte ensina que é possível, transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências de cada momento, ser flexível..." (Parâmetros Curriculares Nacionais).
O ensino de Artes tem um significado social muito importante para quem entende a disciplina como construtora do conhecimento e agente modificadora do comportamento humano. Os PCNs servem a todas as realidades nacionais, desde que tenhamos a compreensão de interpretá-los e adaptá-los de acordo com a realidade a que estamos inseridos. Ensinar Artes é promover a situação mútua de aprendizagem entre professor e aluno. O professor, para o sucesso deste processo, deixa de ser o detendor da informação para ser aprendiz também. A Arte não é feita de uma só visão, mas de vários momentos que promovem uma gama de idéias que surgem das diversas visões de quem a contempla. A arte é flexível, como deve ser flexível o ensino desta. A Arte pode sim, transformar a existência, mudar referências e construir essa flexibilidade na educação formal. O aluno que constrói conhecimento em Artes Visuais, desenvolve o gosto pela investigação e comparação de novos conceitos, estabelece relações frente a novas descobertas e melhora seu desempenho de raciocínio. Um aluno que busca o conhecimento é o aluno que vai contribuir melhor para uma sociedade mais justa e qualificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário